quinta-feira, 12 de abril de 2012

Coco Chanel. Uma grande inspiração para mim!!!


 Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971), mais conhecida como Coco Chanel. Ela foi uma importante estilista francesa e uma mulher bem à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A. Giorgio Armani afirmava ser “a mulher mais elegante que jamais existiu”.

Chanel simplificou os trajes femininos, libertando as mulheres da tortura dos corpetes apertados, espartilhos e cintas que eram usados no começo do século 20. Ao fazer isto, criou um novo conceito de elegância, de acordo com a estética de uma época em que tudo se tornava automatizado e veloz. Mas ela foi antes de mais nada realista, e tudo o que se relaciona com o estilo Chanel é realista. Ela nunca deixou de perceber o valor das coisas.
Chanel era apaixonada por cavalos e admirada pelos homens por causa disso. Era o tipo de pessoa que tinha opniões próprias muito antes de alguém se importar com o que ela pensava. Ela não se preocupava em ser boazinha ou em agir de acordo com alguma regra, a não ser as que ela havia estabelecido para si mesma.
Foi por volta de  1910, na capital parisiense, que Coco conheçeu o grande amor da sua vida: um milionário inglês Arthur Boyle. Boyle ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se um sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Com esse relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz.

A Sede da Chanel em Place Vendôme, Paris
Entre suas criações célebres figuram ainda: o vestido ‘pretinho básico’ (datado de 1926, segundo ilustração na revista Vogue), o uso de trajes masculinos pelas mulheres, assim como o uso da semi-jóia, pois considerava que o efeito do acessório era mais importante do que o seu valor. Chanel, aliás, costumava usar muitos colares de correntes ou pérolas, de várias voltas. Essas criações foram imortalizadas no cinema pelo clássico filme “Bonequinha de Luxo”.
Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Os seus tailleurs são referência até hoje.

Personagem de Bonequinha de Luxo
Em 1921, criou o perfume que a tornaria celebridade mundial, o Chanel nº5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte, era o primeiro perfume sintético comercializado em uma loja de moda, e não por um perfumista. Marilyn Monroe declarou que para dormir vestia apenas uma gota do chanel nº 5, e ai o sucesso só aumentou. Depois deste perfume, veio o nº17, mas este não teve o mesmo êxito que o nº5.
O sapato chanel era o único consenso nos desfiles da maison. Sempre bicolor, combinado bege com biqueira  preta ou dourada; pois acreditava que esse modelo diminuia o tamanho do pé. Inúmeros estilistas reeditaram esse modelo , sempre como sinônimo de feminilidade e atitude, marcas da estilista. 

A clássica bolsa Chanel, sucesso da griffe, era de couro com matelasse e  alças de corrente. A placa em metal com o símbolo da marca fizeram com que essa peça se tornasse ainda mais um objeto de desejo.

Bolsa Chanel
Em 1971 Chanel faleceu no Hôtel Ritz Paris, mas seu estilo clássico e atemporal continua sempre sendo lembrado por estilistas em todo o mundo.
“Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “Estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”
Essa é umas das frases atribuídas à estilista Coco Chanel, e abaixo colocamos mais algumas para recordar.

Se você quem deseja conhecer mais profundamente esta que foi o ícone da moda temos duas dicas:
1)     O livro “O Evangelho de Coco Chanel”  escrito por Karen Karbo,  ela faz uma análise da vida de Chanel com muitos detalhes importantes, o que torna a leitura muito atraente.

2)  A outra dica é o filme “Coco antes de Chanel” que mostra toda trajetória dela antes da fama. Um filme muito interessante.
Você vai se apaixonar pela vida dessa mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário