Olá Honeys!!!
Tenho verdadeira admiração pela história linda e profissional da estilista consagrada que Carolina Herrera é!!! Uma verdadeira inspiração. Extremamente sofisticada e elegante Carolina Herrera se tornou hoje a mulher mais elegante da nossa época. Separei para vcs um pouquinho da história e trajetória da carreira da estilista venezuelana que começou sua carreira nos Estados Unidos e consagrou seu nome e seu estilo repeitado no mundo inteiro.
bju bjus bjus
A história
A
estilista Maria Carolina Josefina Pacanins y Niño de Herrera Guevara,
conhecida simplesmente como Carolina Herrera, nasceu no dia 8 de janeiro
de 1939 na cidade de Caracas, filha de um casal, descendente de uma
família aristocrática venezuelana. Quando tinha 13 anos, a avó levou-a a
uma viagem à Paris, onde ela descobriu e se encantou com o estilista
espanhol Cristóbal Balenciaga, que lhe serviria de inspiração no seu
trabalho. Aos 25 anos, começou a trabalhar como relações públicas na
tradicional Casa Pucci, na Venezuela. Conheceu então Maria Teresa
Herrera, mãe de Reinaldo, um editor da revista Vanity Fair, com quem se
casaria em 1968. Após ter, durante anos, feito parte da lista das
mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos, em setembro de 1980, ela
apresentou como teste seu primeiro trabalho no mundo da moda.
Muito
bem recebido pela crítica, conseguiu o apoio de um investidor
venezuelano, Armando de Armas, para fundar sua empresa no ano seguinte.
Nessa altura, mudou-se permanentemente com a família para Nova Iorque.
Estabelecida na cidade, foi somente em abril, que ela apresentou
oficialmente sua primeira coleção prêt-à-porter no Metropolitan Museum,
com sobreposição de tecidos diferentes em comprimentos variados, e logo
conquistou clientes importantes, entre as quais a rainha dos cosméticos
Estée Luader e Jacqueline Kennedy Onassis, que encomendou à Carolina
Herrera o vestido de casamento de sua filha Caroline. Imediatamente
grandes lojas de departamento compraram suas roupas. Fez com facilidade a
transição para os modelos mais enxutos de meados da década de 80 e se
tornou famosa por suas elegantes roupas para o dia e para a noite. Uma
de suas peças mais famosas é a universal e democrática camisa branca.
Usada à exaustão por Carolina e seu séquito de seguidoras, a peça se
transformou em uma espécie de cartão de visitas e levou a grife para o
patamar das mais adoradas entre as mulheres.
Carolina
Herrera começou também a fazer coleções de vestidos de noiva, mas foram
os perfumes que contribuíram para divulgar o seu nome no mundo inteiro.
Isto aconteceu em 1988, quando a empresa espanhola de perfumaria
Antonio Puig criou o famoso perfume feminino CAROLINA HERRERA. A partir
deste momento a estilista construiria um verdadeiro império que se
consolidou com lançamento de sucessos como o Herrera for Men, primeiro
perfume masculino da marca, inspirado nos dois homens com principal
participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Herrera e o pai
Guillermo Pacanins, lançado em 1991; e o 212, uma das fragrâncias de
maior sucesso da grife, inspirada num estilo vanguardista nova-iorquino e
lançada no mercado em 1997 em sua versão feminina. Seus primeiros
perfumes se transformaram, em menos de uma década, em verdadeiros
clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de
seus lançamentos. Sem contar nos milhões de dólares que trouxeram para a
empresa.
Depois
vieram os acessórios, como malas, sapatos, artigos de pele e lenços, a
roupa de senhora e a mais recente novidade, a coleção para homem. A
primeira loja da marca CAROLINA HERRERA foi inaugurada somente no ano de
2000, na célebre Madison Avenue, em plena Nova Iorque. Nos anos
seguintes a marca introduziu produtos em inúmeros segmentos, inclusive
uma segunda linha de roupas e acessórios com preços mais em conta. Além
disso, em 2006 inaugurou mais uma luxuosa loja em Melrose Place na
cidade de Los Angeles. Em 2008, a estilista e sua filha Carolina Adriana
(responsável pela elaboração do bem sucedido 212, a primeira fragrância
de sua criação) participaram de um jantar em comemoração aos 20 anos da
primeira fragrância de sua grife, realizado na Casa Fasano, em São
Paulo. A celebração foi acompanhada por uma mostra de vestidos e
perfumes lançados pelas marcas CAROLINA HERRERA e CH CAROLINA HERRERA.
A
estilista explicou o motivo da escolha do Brasil, e principalmente da
cidade de São Paulo para essa celebração: “Escolhi lançar a exposição em
São Paulo, porque o perfume tem sido um hit (de vendas) aqui por 20
anos”, disse a venezuelana. A exposição ocupava a primeira sala do
espaço, alugado para eventos de luxo. Textos contavam a história de cada
fragrância, com sua inspiração e descrição das notas, ao lado de
pôsteres das campanhas publicitárias, dos produtos em suas diferentes
embalagens ao longo dos anos.
A linha do tempo
1987
● Lançamento de sua primeira coleção de vestidos de noiva.
1994
● Lançamento do perfume FLORÉ, com acentuados aromas florais.1996● Lançamento do perfume AQUAFLORE.1997● Lançamento do icônico perfume 212 na versão feminina.
● Lançamento de sua primeira coleção de acessórios que incluía bolsas e outros artigos de couro, lenços e gravatas.1999● Lançamento da versão masculina do perfume 212 MEN.2001● Lançamento da marca CH Carolina Herrera, composta por acessórios e roupas mais esportivas e acessíveis, que custam cerca de 1/3 da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK.
●
Inauguração de quatro lojas da nova marca CH Carolina Herrera nas
cidades de Houston, Nova York, Las Vegas e Coral Gables (Flórida).
Atualmente a marca possui mais de 50 lojas.
2002
● Lançamento do perfume feminino CHIC. A versão masculina foi lançada dois anos depois.
2004
● Lançamento do perfume 212 SEXY,
sucesso de vendas no mundo inteiro e que, no Brasil, se esgotou em
apenas um mês após sua estréia, fazendo com que a marca alcançasse o
primeiro lugar entre os perfumes femininos mais vendidos.
2005
● Lançamento do perfume masculino HERRERA ACQUA.2007● Lançamento do perfume CH Carolina Herrera, uma fusão entre o contemporâneo e o tradicional, também em seu frasco, que utilizava materiais como couro e prata.
● Lançamento da edição especial de verão do famoso perfume chamado 212 SPLASH.
O já clássico frasco (agora em tons aquáticos) da fragrância normal foi
colocado dentro de uma embalagem transparente no formato de uma lata de
refrigerante.
2008
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Dallas.
2009
● Inauguração de uma loja âncora na cidade Miami.
2010
● Lançamento do perfume 212 VIP. Frases como “Você está na lista?” e “Esta é uma festa privada”
fizeram parte da campanha destacando que quem usa o novo perfume está
em evidência ou no centro das atenções. A fragrância foi desenvolvida
pelo renomado perfumista Alberto Morillas, Carolina Herrera e sua filha.
A criação da primeira fragrância
O
perfume nasceu de um encontro social em Nova Iorque, cidade eternamente
ligada à designer venezuelana. Caminhando entre convidados, Carolina
Herrera passou perto de Don Mariano Puig, diretor da empresa de
perfumaria espanhola Antonio Puig, que percebeu um aroma de grande
personalidade e perguntou a sua origem. Ela explicou que não se tratava
de nenhuma fragrância, senão de um resultado experimental com óleo e
essências de jasmim e nardo (cravo), flores muito presentes em
recordações de sua vida na Venezuela. Dois anos depois, a difícil tarefa
de traduzir um universo emocional em uma fragrância resultou no
lançamento do primeiro perfume da marca CAROLINA HERRERA.
A nova musa dos perfumesA
filha da estilista, Carolina Adriana Herrera, começou a trabalhar com a
mãe em 1997, depois de ter estudado bioquímica e biologia em Nova
Iorque. A oportunidade de se envolver na área dos perfumes surgiu por
acaso, quando em um verão lhe pediram ajuda para desenvolver um aroma,
nascia, então, o 212 que, dois anos depois, chegaria ao mercado na
versão masculina para, em seguida, dar início a uma completa linha de
produtos que consagraram a marca. A jovem participou desde então do
desenvolvimento dos aromas, das embalagens, imagem e conceito dos
perfumes, que têm sido a “bandeira” da marca por mais de 20 anos. Ela
costuma dizer “que o sucesso dos perfumes CAROLINA HERRERA resultam da
combinação do aroma, de quem o vende e do marketing”. Todos os perfumes
têm uma imagem ou uma identidade: uma idéia do que é a mulher/homem que o
usa.
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Carolina Herrera
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Puig S.L.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Caroline Brown
● Estilista: Carolina Herrera● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 57
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Moda de Luxo
● Principais produtos: Roupas de alta-costura, acessórios e perfumes
● Ícones: O perfume 212
● Website: www.carolinaherrera.com
A marca no mundo
Atualmente
os produtos da marca CAROLINA HERRERA são vendidos em mais de 100
países ao redor do mundo através das mais badaladas lojas de
departamento e lojas especializadas. A marca conta ainda com seis lojas
âncoras, localizadas em Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Miami e
Dallas, e uma loja dedicada especialmente a noivas na Cidade do México.
Além disso, a marca CH CAROLINA HERRERA possui mais de 50 lojas em
países como Estados Unidos, Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha,
Colômbia, Emirados Árabes, Panamá, Portugal, França, Inglaterra e Catar.Você sabia?●
Hoje, a clientela da grife continua igualmente sofisticada e estrelada.
Katie Holmes, Renée Zellweger e Meryl Streep são algumas das atrizes
que vestem as etiquetas CAROLINA HERRERA e CH
As fontes: as
informações foram retiradas do site oficial da empresa, revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e
Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e
Interbrand), Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário